MS realiza nesta quinta-feira o Dia Livre de Impostos no comércio 

FCDL prevê a participação de mais de 600 lojas apenas em Campo Grande 

24/05/2023 às 09:23 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A 5ª edição do Dia Livre de Impostos em Mato Grosso do Sul será realizada nesta quinta-feira (25), pela FCDL-MS (Federação das Câmaras de Dirigentes e lojistas). A ideia da ação é materializar como os impostos representam grande parte do preço dos produtos, por isso, as lojas participantes irão comercializar suas mercadorias e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.

O movimento nacional conscientiza a população sobre a alta carga tributária que encurta o poder de compra do consumidor, compromete o crescimento das empresas e o desenvolvimento do país.

De acordo com Inês Santiago, presidente da FCDL-MS, o evento acontecerá em diversas lojas da cidade, além do Shopping Bosque dos Ipês, Shopping Campo Grande e no Pátio Central Shopping. “O Dia Livre de Imposto chega nas 66 lojas Gazin do Estado, em quatro lojas da Alvorada Materiais de Construção, Multicasa, Jatti Vasos e na Academia Vitamina Mais.”

“Vai ter de tudo, com descontos acerca do tributo que varia de produto a produto. Por exemplo, o perfume tem 69% de tributo, a bicicleta tem 45%, já o vaso de planta tem 35%. Na média, podemos dizer que os itens com os descontos valerão, em média, 35% a 40% a menos, quase metade do valor de qualquer produto”, explica.

Conforme levantamento feito pela FCDL-MS em 2022, o imposto de uma cerveja artesanal é de 42%; combustível 62%; roupa 34%; batom 44%. Do valor pago na energia elétrica, 40% é imposto.

QR Code

Para saber quais lojas aderiram ao movimento, os shoppings contemplarão com um QR Code na entrada, disponibilizando aos consumidores uma lista com as lojas participantes e os produtos isentos de impostos no dia. 

O consumidor pode acessar também o site da FCDL-MS para se informar das lojas participantes, tanto no varejo das ruas, quanto nos shoppings.
 


Últimas Notícias